Agora são Horas e Minutos - Este blog está sendo encerrado! Pesquise os temas que tiver interesse ainda aqui mas visite-nos no novo blog: catolicosomos.blogspot.com, esperamos por você lá! Todas as publicações serão aos poucos transferidas para o novo blog.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Resumo da Vida Católica (3)

DIAS DE PENITÊNCIA


São os dias mais apropriados para os exercícios espirituais, as liturgias penitenciais, as peregrinações como sinal de penitência, as privações voluntárias como o jejum e a esmola, e a comunicação cristã de bens (obras de caridade e missionárias)."
A conversão se realiza na vida cotidiana mediante atos de reconciliação, a atenção aos pobres, o exercício e a defesa da justiça e do direito, pelo reconhecimento de nossas faltas ante os irmãos, a correção fraterna, a revisão de vida, o exame de consciência, a direção espiritual, a aceitação dos sofrimentos e o padecer a perseguição por causa da justiça. Tomar a cruz de cada dia e seguir a Jesus é o caminho mais seguro da penitência"[1].
Os tempos e os dias de penitência ao longo do ano litúrgico (o tempo da Quaresma, todas as 6ª-feiras em memória da morte do Senhor), são momentos fortes da prática penitencial da Igreja. Estes tempos são particularmente apropriados para os exercícios espirituais, as liturgias penitenciais, as peregrinações como sinal de penitência, as privações voluntárias como o jejum e a esmola e a comunicação cristã de bens (obras caritativas e missionárias).
Todos os fiéis, cada um a seu modo, estão obrigados por Lei Divina a fazer penitência; no entanto, para que todos se unam em alguma prática comum de penitência, foram fixados alguns dias penitenciais, nos quais os fiéis se dedicam de maneira especial à oração, realizam obras de piedade e caridade, e se negam a si mesmos, cumrindo com maior fidelidade as suas próprias obrigações e, sobretudo, observando o jejum e a abstinência[2].
Na Igreja universal, são dias e tempos penitenciais todas as 6ª-feiras do ano e o tempo da Quaresma.Nesses dias, deve-se guardar
1. Abstinência de comer carne
Todas as 6ª-feiras, a não ser que coincidam com alguma solenidade, devemos guardar a abstinência de carne. A Conferência Episcopal pode substituir isto por outro sacrifício.
2. Jejum e abstinência
A 4ª-Feira de Cinzas e a 6ª-Feira Santa
A Lei eclesiástica obriga a guardar abstinência aqueles que já completaram 14 anos de idade e a praticar o jejum todos os maiores de idade (18 anos) até que completem 60 anos.
Os pastores de almas e os padres cuidarão para que também se forme um autêntico espírito de penitência naqueles que, por ainda não terem atingido a idade, não estão ainda obrigados ao jejum e à penitência.
Os bispos diocesanos podem assinalar dias especiais de festa ou de penitência para as suas dioceses ou lugares, porém mediante apenas por ato (em ocasiões especiais).
A Conferência Episcopal pode determinar em maiores detalhes o modo de se observar o jejum e a abstinência, assim como substituí-los no todo ou em parte por outras formas de penitência, sobretudo por obras de caridade e práticas de piedade.
-----
Notas:[1] Catec. Igr. Cat. §§ 1435, 1438; cf. Amós 5,24, Isaías 1,17, Lucas 9:23.[2] Cf. Cód. Dir. Can. 1244-1245, 1249-1253* * *

Nenhum comentário: