Agora são Horas e Minutos - Este blog está sendo encerrado! Pesquise os temas que tiver interesse ainda aqui mas visite-nos no novo blog: catolicosomos.blogspot.com, esperamos por você lá! Todas as publicações serão aos poucos transferidas para o novo blog.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Celibato

Quantas vezes a TV tem mostrado reclamações a respeito do celibato dos padres nessas últimas semanas... a perseguição declarada à Igreja Católica continua...
Oremos por nossos padres, para que, apesar de tanta perseguição, consigam manter-se em suas promessas a Jesus, e seguindo com amor, sua vocação!!!

Celibato é dom e carisma, diz bispo
.
MARINGÁ, sexta-feira, 21 de novembro de 2008 (ZENIT.org).- Diante de polêmicas levantadas pela mídia brasileira sobre a questão do celibato, um arcebispo explica que o celibato sacerdotal «é dom e carisma, para poder servir mais e melhor».
.
Dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá-PR (Brasil), afirma que o chamado ao sacerdócio «deve ser coroado pela entrega total como pessoa, mas vivido em comunhão com os demais membros do presbitério».
.
«O ministro consagrado vive livremente a sua entrega, na solidão fecunda, alimentada na oração pessoal, na Eucaristia, na Palavra e no amor pastoral a todos que encontrar pelo caminho», afirma, em mensagem difundida hoje pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
.
O arcebispo recorda a carta Celibato Sacerdotal, publicada por Paulo VI em 1967, que afirma que o ‘sacerdote configura-se mais perfeitamente a Cristo, também no amor com que o eterno Sacerdote amou a Igreja seu Corpo, oferecendo-se inteiramente por ela, para a tornar Esposa sua, gloriosa, santa e imaculada’.
.
De acordo com Dom Anuar, a Igreja tem consciência da escassez de sacerdotes em relação às necessidades da população do mundo.
.
«Ela sabe também que não é abolindo o celibato que vai resolver o problema. Hoje, há igrejas onde os ministros são casados e sentem a mesma dificuldade», afirma.
.
«Posso dizer, olhando a nossa realidade, que temos um bom número de sacerdotes, cinco em missão em outras Igrejas, e mais de trinta jovens se preparando para assumir a missão de evangelizar como sacerdotes celibatários.»
.
O arcebispo afirma que a promessa do Senhor –“Vos darei Pastores segundo o meu coração” (Jr 3,15)– «não falha».
.
«Vamos orar como disse Jesus: ‘a Messe é grande, os operários poucos, pedi ao Senhor que envie operários para sua messe’», recomenda Dom Anuar.
Fonte: Zenit. Org

Resumo da Vida Católica (8)

O QUE TODO CATÓLICO DEVE CRER


Estamos obrigados a conhecer e crer que:
  • Existe um Deus, criador do céu e da terra; que é eterno, supremo e infinito.
  • Há um céu e um inferno, conforme foi revelado por Jesus Cristo.
  • Os justos serão recompensados por Ele com a vida eterna e os pecadores que não se arrependam antes de morrer serão castigados para sempre no inferno.
  • Na Santíssima Trindade há três Pessoas, coeternas e coiguais.

Estamos também obrigados a:

  • Conhecer o Símbolo dos Apóstolos.
  • Conhecer os Mandamentos da Lei de Deus e da Igreja; e os Sacramentos, especialmente da necessidade do Batismo para a salvação e da Eucaristia como garantia da glória futura.
  • Crer na Sagrada Tradição e na Sagrada Escritura, que formam um único depósito sagrado da Palavra de Deus.
  • Conhecer o Pai Nosso e a Ave Maria.
  • Crer em tudo o que Deus nos ensina através da Santa Madre Igreja, que não pode se enganar nem nos enganar. "O Romano Pontífice, cabeça do Colégio Episcopal, goza desta infalibilidade em virtude de seu ministério quando, como Pastor e Mestre de todos os fiéis que confirma na fé, proclama, por um ato definitivo, a doutrina em questões de fé e moral (...) A infalibilidade prometida à Igreja reside também no Corpo Episcopal, quando exerce o magistério com o sucessor de Pedro, sobretudo em um Concílio Ecumênico"[1].

-----
Nota:
[1] Cf. Catec. Igr. Cat. §§ 261 e 265.


Fonte: http://www.veritatis.com.br/article/5155


* * *