Agora são Horas e Minutos - Este blog está sendo encerrado! Pesquise os temas que tiver interesse ainda aqui mas visite-nos no novo blog: catolicosomos.blogspot.com, esperamos por você lá! Todas as publicações serão aos poucos transferidas para o novo blog.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

PAULO APÓSTOLO: POR QUE NÃO FUNDASTES UMA IGREJA DIFERENTE DA DE PEDRO?

Aos poucos vamos voltando ao normal. As férias estão quase acabando, mas já estou em casa, e o problema do computador está aparentemente resolvido.

Voltemos às catequeses sobre nossa Igreja, e nossa fé.
Desejo a todos uma excelente semana, na graça de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Como ontem celebramos a Conversão de São Paulo e seu encontro com Jesus, segue um texto interessante que fala sobre ele.

*******

PAULO APÓSTOLO: POR QUE NÃO FUNDASTES UMA IGREJA DIFERENTE DA DE PEDRO?

Por Padre Alir
Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao


.
Pedro era um simples pescador. Tu eras um intelectual.
Pedro quase nem sabia ler e escrever. Tu eras formado e educado aos pés de Gamaliel (At 22,3) e conhecedor até de línguas que Pedro não conhecia.
Tu escrevias coisas difíceis a Pedro de entender (2Pd 3,16).
Tu tinhas dons tão extraordinários do Espírito Santo.
Tu tivestes até que corrigir Pedro, por causa de seu duplo procedimento (Gl 2, 11.14).
Tu evangelizastes mais que os doze apóstolos juntos. Formastes muito mais colaboradores do que Pedro.
Em tudo, parecias muito mais sábio, dinâmico e eficaz do que Pedro.
Então, Paulo, por que não formastes tua própria Igreja, já que Jesus Cristo te iluminou e pessoalmente te revelou seu Evangelho?
Tu fostes arrebatado até o terceiro céu (2Cor 2, 12). O que te faltava? Por que caminhar a passos tão lentos?
Por que não fundastes a tua Igreja?
Poderias ter escolhido um nome assim: "Igreja de Jesus Cristo Glorioso", ou "Igreja Paulina por ordem de Jesus Crucificado". O nome poderia variar.

.
Porém, o que desejo saber é por que não fundastes uma nova igreja? Por que não fundastes a tua igreja? Que tens a dizer?

.
"Catorze anos mais tarde, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também Tito comigo. E subi em conseqüência de uma revelação. Expus-lhes o Evangelho que prego entre os pagãos e isso particularmente aos que eram de maior consideração, a fim de não correr ou de não ter corrido em vão". (Gl 2, 1-2)

.
Então, quer dizer que fostes submeter teu evangelho a Pedro e aos demais apóstolos "de maior consideração" para te certificares de não ter corrido e ou continuar correr em vão? Então, quer dizer que alguém pode pregar o evangelho com tanto empenho e estar correndo em vão?
E o que tens a dizer para aqueles que pregam um evangelho diferente e fazem o maior esforço para tirar os fiéis da Igreja de Pedro (Igreja Católica)?
.
Hoje, há muitos que pregam a desobediência à Igreja que tem Pedro como guia. Estimulam-nos para que abandonem esta Igreja. Que tens a dizer, Paulo?
.
"Vocês corriam bem. Quem lhes pôs obstáculos, impedindo-os de obedecer à verdade? Esta sugestão não vem daquele que vos chama. Um pouco de fermento leveda toda a massa. De minha parte, confio no Senhor que vocês não assumirão outra orientação de pensamento. Mas quem lança confusão no meio de vocês, quem quer que seja ele, sofrerá condenação… Que vão castrar-se esses tais que os perturbam" (Gálatas 5, 7-10.12).(Bíblia Ed. Loyola).
.
Quer dizer que todo o que der uma orientação contrária ao que ensina a Igreja e o Evangelho de Jesus Cristo sofrerá condenação? Isso é muito sério! Se quem ensina será tratado assim, imaginemos quem segue esses ensinamentos o que poderá sofrer também!
.
Obrigado, Paulo, Apóstolo. Por nada você abandonou a Igreja que Jesus havia fundado sobre Pedro e muito menos quis fundar uma outra. Temos, assim, mais uma confirmação de que ela pode ser abalada pelas forças do inferno, porém, jamais será vencida (Mt 16, 18), conforme Jesus, seu fundador afirmou.

.....
Para citar este artigo:
ALIR, Padre. Apostolado Veritatis Splendor: PAULO APÓSTOLO: POR QUE NÃO FUNDASTES UMA IGREJA DIFERENTE DA DE PEDRO?. Disponível em http://www.veritatis.com.br/article/5516. Desde 19/12/2008.